terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

História SAAB

A "Svenska Aeroplan AB (aktiebolag)" (Título em sueco para "Aeroplano Sueco Limitada") (SAAB) foi fundada em 1937 na cidade de Trollhättan, com a fusão da SAAB e Linköping baseada em AB Svenska Järnvägsverkstädernas Aeroplanavdelning. A sede da empresa foi movida para Linköping. O estilo "Saab" substituiu o antigo "SAAB" por volta de 1950.
Originalmente manufaturando aeronaves, a empresa procurou outros caminhos para diversificar seu negócio e no final da década de 1940 começou a produzir automóveis. A Saab Automotiva era baseada em Trollhättan. O primeiro carro foi o Saab 92001 em 10 de Junho de 1947. A empresa logo recebeu a reputação por carros confiáveis e seguros, com uma história notavelmente competitiva.

No final da década de 1950, a Saab se aventurou no mercado da computação com a Datasaab. A empresa foi parcialmente um resultado da necessidade de fazer um computador que seria pequeno o suficiente para montar em uma aeronave como um equipamento auxiliar à navegação. Durante os anos 60 muitos computadores foram desenvolvidos e vendidos para países europeus (usados, por exemplo, em bancos).   O computador para aeronaves (CK 37) foi usado em 1971 no Saab Viggen. A empresa acabou sendo vendida em 1975 para a UNIVAC, enquanto a Saab reteve seus desenvolvimentos de computadores de voo.
Em Maio de 1965, o nome da empresa foi mudado para Saab AB, refletindo sua grande gama de atividades. Em 1968, a Saab AB se fundiu com a montadora de caminhões Scania AB, e entre 1969 e 1995 a empresa foi chamada de Saab-Scania AB. A General Motors comprou 51% da divisão automotiva, a Saab Automotiva, em 1990, e comprou o resto uma década depois.
Durante as mudanças de propriedade da empresa na década de 1990, o nome da empresa novamente voltou a ser Saab AB.
Em 1995 a Saab Military Aircraft e a British Aerospace (agora BAE Systems) formaram uma empresa em conjunto, a Saab-BAe Gripen AB, para fabricar, vender e dar suporte ao Gripen internacionalmente. Esta co-operação foi estendida em 2001 com a formação da Gripen International para o mesmo propósito.

Desde 1998 a British Aerospace (BAE Systems) tem sido a maior acionista na Saab após sua aquisição de uma parte de 35% da Investor AB por sua antecessora, a British Aerospace. Em Janeiro de 2005, a BAE reduziu suas ações para 20%. A Investor AB também possui uma parte de 20%. A Investor AB possui hoje 38% dos direitos de voto e é, com outras instituições de Wallenberg, o proprietário majoritário.

Em Outubro de 2008 a empresa anunciou sua intenção para fundir suas operações com a Simrad Optronics. Esta nova unidade desenvolverá optronics de alta tecnologia e terá sua sede na Noruega, porém, outros detalhes do acordo ainda não foram finalizados.

Produção de Aeronaves

O principal foco na produção de aeronaves é para Aviões de Caça. A Saab tem feito aeronaves desde a década de 1930, e os predecessores de jato puro do Gripen foram o Saab 29 Tunnan, o Saab 32 Lansen, o Saab 35 Draken e o Saab 37 Viggen. Os últimos modelos civis foram o Saab 340 e o Saab 2000. Ambos eram aeronaves de médio alcance, turbo-hélice. O desenvolvimento e a produção destas aeronaves tomaram lugar em Linköping, Suécia.

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